
Um homem de 42 anos, internado em surto psicótico no Hospital da Restauração (HR), no Recife, decepou o próprio pênis e os testículos após ter acesso a um bisturi dentro da unidade de saúde. O caso aconteceu após uma cirurgia realizada para tratar ferimentos que ele mesmo havia provocado durante o surto.
Segundo familiares, o paciente foi levado para a sala de recuperação sem acompanhante, mesmo estando em estado de vulnerabilidade psíquica. Após o procedimento, ele pediu para ir ao banheiro e, ainda na sala de recuperação, teria visto um bisturi deixado sobre uma mesa, levando o objeto consigo.
No banheiro, o homem se automutilou, provocando intenso sangramento. A situação mobilizou profissionais de saúde e a equipe de segurança do hospital. O paciente foi submetido a uma segunda cirurgia de emergência. De acordo com os familiares, os órgãos decepados teriam sido descartados pela janela da unidade e não foram localizados.
Documentos do próprio hospital apontam que o direito a acompanhante só foi autorizado após o episódio de automutilação. A família afirma que só foi informada da gravidade do ocorrido no dia seguinte.
Fora do surto, mas emocionalmente abalado, o paciente relata que se lembra do que aconteceu e demonstra preocupação com o futuro. O caso foi registrado na polícia, e a família cobra responsabilização do hospital, além de denunciar dificuldades para ter acesso ao prontuário médico.
Até o fechamento desta matéria, o Hospital da Restauração não havia se pronunciado sobre o caso.

Deixe um comentário