Tá Sabendo?

Hoje (19) é o último dia para eleitores faltosos regularizarem a situação e evitarem o cancelamento do título

Hoje (19) é o último dia para eleitoras e eleitores regularizarem a situação com a Justiça Eleitoral e evitarem o cancelamento do título. A medida vale para os faltosos, ou seja, aqueles que não votaram, não justificaram e não pagaram a multa referente à ausência nas últimas três eleições consecutivas, incluindo turnos e pleitos suplementares.

Até o momento, apenas 5.180 eleitores procuraram a Justiça Eleitoral em Pernambuco para regularizar a situação. Enquanto isso, 153.531 pernambucanos ainda não resolveram a pendência e correm o risco de ter o título cancelado. Os dados são do Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados na manhã desta segunda-feira (19).

Ter o título cancelado impede que eleitoras e eleitores exerçam direitos políticos, como votar e se candidatar. Além disso, traz uma série de outras consequências, como a impossibilidade de tomar posse em cargo público, obter passaporte e CPF e renovar ou efetuar matrícula em instituições de ensino.

Consulte sua situação

Se você ainda não sabe se está na lista dos títulos passíveis de cancelamento, o Autoatendimento do Eleitor, disponível no site do TSE, permite verificar a situação. Basta selecionar a opção “7 – Consultar situação eleitoral” no menu inicial e, em seguida, informar os dados solicitados. Também é possível checar através do aplicativo e-Título.

É preciso lembrar que o cancelamento não se aplica a eleitores facultativos (menores de 18 anos, pessoas com de 70 anos e pessoas não alfabetizadas); pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que comprovem dificuldade impeditiva para votar; e casos de justificativa aceitos pela Justiça Eleitoral.

Regularize sem sair de casa

Para ficar em dia com a Justiça Eleitoral e evitar o cancelamento do título, é simples. As multas referentes a cada turno podem ser quitadas pela internet, sem precisar sair de casa, no Autoatendimento do Eleitor ou no aplicativo e-Título, podendo o pagamento ser feito por boleto, Pix ou cartão.

Quem preferir também pode procurar diretamente um cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor, mas é importante ficar atento: os atendimentos presenciais são realizados mediante agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Qualquer unidade pode receber eleitores de qualquer cidade do estado.

Comentários

Deixe um comentário