Visita a comunidades em áreas de risco e apresentação de ações do Ministério das Cidades em conferência internacional marcaram o dia

Recife (PE) – Recife e Jaboatão dos Guararapes receberam a Caravana das Periferias, do Ministérios das Cidades, nesta terça-feira. O secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, e equipe visitaram comunidades localizadas em áreas de risco para ouvir as necessidades dos moradores e fazer a leitura dos territórios.
O objetivo é avaliar as possibilidades de desenvolver ações de prevenção e mitigação de riscos, dentro das políticas públicas que contemplam os territórios com urbanização, saneamento, regularização fundiária e contenção de encostas.
Em Recife, a Caravana visitou a comunidade de Coqueiral, sudoeste da cidade. O bairro faz parte de uma área maior com risco de deslizamentos e inundações, e tem uma luta histórica por melhorias. O secretário recebeu um dossiê feito pelo grupo de moradores, com todas as tentativas e medidas já tomadas em busca de soluções.
A Caravana seguiu para Jaboatão dos Guararapes, para ouvir a comunidade de 27 de Abril, no bairro do Ibura. O conjunto habitacional que foi construído no final da década de 1980 é vítima de deslizamentos graves desde 2022.
“Abrir este diálogo, estar nas comunidades, ouvir as necessidades dos moradores nos aproxima da realidade e permite que a gente direcione as políticas públicas de forma eficiente para cada território”, afirmou Simões.

Deixe um comentário